
BRICS lança sistema de pagamentos para reduzir dependência do dólar em setembro
Plataforma terá integração com o Pix e promete facilitar transações diretas em moedas locais
Plataforma terá integração com o Pix e promete facilitar transações diretas em moedas locais
Análise sobre a atuação de Donald Trump sobre importantes membros do BRICS. Abordagem crítica e fora do atual mainstream da grande mídia brasileira e internacional. Apoio CENEGRI
O dólar americano subiu ligeiramente na semana de negociações, impulsionado por notícias positivas sobre o mercado de trabalho dos EUA, enquanto o iene japonês ganhou força após uma reunião de política monetária relativamente hawkish do Banco do Japão.
Uma imagem emblemática: Vladimir Putin, Narendra Modi e Xi Jinping juntos na reunião da Organização para Cooperação de Xangai, em Tianjin, representa o resultado da política externa da administração Donald Trump.
O texto aborda a dinâmica espacial no âmbito do BRICS ampliado e sua relevância geopolítica como instrumento de projeção de poder e redefinição da governança internacional.
No dia 9 de julho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Fukuyama’s triumphalist “end of history” now reads as a cautionary tale, as we reach the limits of the democratic-neoliberal order and confront the return of geopolitics in an increasingly unstable, multipolar world.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o número de ciberataques no mundo cresce, em média, 80% a cada ano. Diariamente, estão sob ameaça órgãos governamentais, instalações industriais, setor de energia, serviços públicos, transporte, universidades, bancos e comércios — praticamente qualquer empresa ou organização está potencialmente em risco.
O CENEGRI recebeu com muita tristeza a notícia do falecimento, em 22/07/2025, do grande amigo e colega argentino Carlos Pereyra Mele.